Home Office e a vida do trabalhador

Após pouco mais de três meses em distanciamento social, o trabalhador brasileiro já mantém uma nova rotina de trabalho. Para muitos deles, o trabalho à distância é a principal mudança. Alguns atuam com mais facilidade para manter a produtividade na pandemia, em regime de home office, outros com menos. O fato é que essa nova estrutura já mostrou que veio para ficar.

Uma pesquisa feita pela Capterra e pela Gartner, com 4,6 mil profissionais de pequenas e médias empresas de 9 países (incluindo o Brasil) aponta que 55% dos trabalhadores pretendem continuar com o trabalho remoto de forma permanente.

Na mesma pesquisa, 77% das pequenas e médias empresas brasileiras adotaram o home office no período da quarentena. O Brasil seguiu uma tendência global, a qual grandes pólos empresariais de todo o mundo já vinham adotando com a chegada da crise causada pelo novo coronavírus.

Em outra pesquisa da Gartner, 74% dos 317 líderes de departamentos financeiros entrevistados pretendem manter uma parcela dos seus colaboradores em algum tipo de trabalho remoto após o período de isolamento social, mesmo que seja em períodos intercalados.

Dicas para líderes e gestores que querem manter o home office após a pandemia:

• Ouça os seus colaboradores. É importante que a distância não diminua a relação social. Preste a atenção a sinais de estresse e faça reuniões de vídeo periódicas (mas não excessivas);

• Antes de oferecer uma infinidade de novos softwares, certifique-se de que os colaboradores já tenham domínio sobre a última ferramenta instalada. Ofereça auxílio sempre que necessário;

• Dê atenção ao que realmente importa. Foque mais nos resultados apresentados do que nos processos realizados pelos colaboradores.

 

Mais informações: Superlogica

Fonte: Superlogica

Tag:

Categorizados em:

Comentários estão fechados.