7 dicas para trabalhar melhor no Home Office

Com a pandemia do novo coronavírus e a quarentena obrigatória em alguns estados do Brasil, diversas empresas adotaram o trabalho remoto como forma de evitar a propagação do vírus e proteger seus funcionários do contágio. Dados da consultoria Betania Tanure Associados (BTA) mostram que o home office se tornou o principal modelo de trabalho para 43% das empresas brasileiras durante a pandemia.

Trabalhar em casa, no entanto, exige alguns cuidados por parte dos profissionais para que o lar também seja um ambiente de trabalho organizado. Tathiane Deândhela, especialista em produtividade, traz algumas dicas para manter a disciplina e tornar o home office mais produtivo: Confira:

1. Procure o melhor ambiente
Para a especialista, é fundamental separar um espaço próprio para o trabalho e deixá-lo confortável. Além disso, deixe à disposição os materiais e objetos que você precisa para trabalhar. Assim, você evita interromper o que está fazendo para procurar algum item.

Outra dica é encontrar um ambiente mais arejado e que permita a entrada de luz natural. “Existem estudos que mostram que a luz solar ou luz branca podem te deixar ainda mais produtivo, enquanto a luz amarelada deixa você mais sonolento e não aumenta sua vitalidade e energia para que o trabalho renda muito mais”, afirma Tathiane Deândhela.

2. Evite distrações
Trabalhar em casa exige ainda mais disciplina por parte do profissional. “Se o profissional não souber cumprir seu horário e ter disciplina, ele acaba se perdendo em meio a tantas distrações. Por isso, é muito importante permanecer focado”, diz Deândhela. Uma dica é desligar a televisão e resistir à tentação de trabalhar na cama ou beliscar algo na geladeira.

3. Tenha uma lista de tarefas
Outra dica importante da especialista é fazer um planejamento na noite anterior e estabelecer quais são as metas de trabalho para o dia seguinte. Liste suas tarefas e programe sua agenda.

4. Acorde cedo
Coloque seu relógio para despertar e acorde cedo, como se fosse sair para o trabalho. Segundo a especialista, o nosso cérebro consegue se concentrar melhor pela manhã. “A gente consegue fazer as coisas com mais capricho e zelo no início do dia. A manhã é o melhor momento para fazer os projetos mais importantes”, afirma.

5. Vista-se para o trabalho
A especialista também destaca a importância de se arrumar para o trabalho. “Assim, você manda uma mensagem para o seu cérebro de que você vai ser produtivo e fazer o seu melhor”, explica. “Se você ficar de pijama o dia inteiro, pensando que ninguém irá ver você, o cérebro entende que é o momento de relaxar e entra no ‘modo férias’. Isso torna o profissional mais lento e suscetível a distrações. É muito importante estabelecer uma rotina que realmente funcione para você e que te ajude a dizer não para procrastinação.”

6. Estabeleça um acordo de convivência
Para quem não mora sozinho, a especialista em produtividade recomenda estabalecer um acordo com os outros habitantes da casa. Isso porque o nível de interrupção costuma ser maior que no escritório, segundo ela. Se possível, deixe alguma sinalização, como uma plaquinha de “não perturbe”. Dessa forma, as pessoas que moram com você respeitarão seu momento de trabalho e entenderão que você está fazendo algo importante.

7. Use ferramentas para aumentar sua produtividade
Existem diversos programas e recursos que podem facilitar a comunicação com sua equipe e manter sua organização. É possível utilizar ferramentas de videoconferência para reuniões e sites como o Trello, que ajudam na organização de tarefas, o Slack e o próprio WhatsApp para te deixar em contato com seus colegas de trabalho e equipe. É também fundamental contar com um bom computador e uma conexão de internet rápida.

Fonte: Globo.com

 

Tag:

Categorizados em:

Comentários estão fechados.